Campo Grande (MS) – O Exército Brasileiro, por meio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), realiza, a partir desta terça-feira, 5 de novembro, a Operação Rastilho V. A ação tem como objetivo intensificar as atividades de fiscalização, o controle da produção, do armazenamento, da comercialização, do transporte, bem como da utilização de explosivos e produtos correlatos, promovendo a dissuasão de ações criminosas.
A operação é coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) por intermédio do seu Centro de Operações de Produtos Controlados (COPCON). Na área de responsabilidade da 9ª Região Militar, abrangendo os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e o município de Aragarças/GO, as fiscalizações são realizadas por equipes compostas por militares do Exército e integrantes dos Órgãos de Segurança e Ordem Pública (OSOP) e demais Agências Governamentais, implicando em um esforço conjunto de profissionais na intensificação da fiscalização.
O planejamento da operação Rastilho V foi realizado com base nos trabalhos de Inteligência e de dados operacionais, elencando, no âmbito da 9ª Região Militar, 77 empresas para serem fiscalizadas nesse momento, resultando em um significativo esforço a ser empreendido durante as operações.
Tais ações de fiscalização têm alcançado, desde 2015, importantes resultados, colaborando decisivamente com o incremento da percepção da segurança pública, no que tange o uso de Produtos Controlados pelo Exército (PCE) em atividades ilícitas.
Todo esse trabalho faz parte do projeto da nova governança. A iniciativa tem provocado verdadeira transformação no SisFPC, com mudanças significativas em seus pilares, resultando em um sistema transformado, moderno e eficaz.
Para esclarecimentos, entre em contato com o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados da 9ª RM através do telefone (67) 3368-4144, e-mail: atendimento-sfpc@9rm.eb.mil.com.br ou acesse www.dfpc.eb.mil.br.