A FISCALIZAÇÃO DE PRODUTOS CONTROLADOS NO CONTEXTO DA OPERAÇÃO ÁGATA IX
Campo Grande (MS) – O Sistema de Fiscalização de Produtos controlados da 9ª Região Militar (SisFPC/9), por meio de equipe da 18º Brigada de Infantaria de Fronteira (18º Bda Inf Fron), integrando a Força Naval Componente (FNC) comandada pelo 6° Distrito Naval com o apoio dos órgãos de segurança pública e fiscalização (OSPF) do Mato Grosso do Sul, realizou fiscalizações na Operação Ágata IX.
O Exército Brasileiro empregou a 18ª Bda Inf Fron, por meio do 17º Batalhão de Fronteira (17º B Fron), em Corumbá; do 47º Batalhão de Infantaria e da 2ª Companhia de Fronteira, em Porto Murtinho; além da 18ª Companhia de Comunicações e dos Pelotões Especiais de Fronteira de Porto Índio, de Forte de Coimbra e Barranco Branco. No total, a atuação contou com um efetivo de cerca de 811 militares.
A Operação Ágata, realiza ações preventivas e repressivas, com patrulhamentos terrestres e fluviais, estabelecimento de postos de bloqueio e controle de estradas e de vias fluviais, revista em veículos e em embarcações e a intensificação das ações de fiscalização de produtos controlados. Durante a operação, a equipe do SFPC da 18ª Bda Inf Fron apreendeu cerca de 30 quilos de explosivo encartuchado, 13 unidades de espoleta e 195 metros de cordel detonante.
A Operação Ágata, coordenada pelo Ministério da Defesa, consiste na execução de atividades conjuntas das Forças Armadas, em apoio aos OSPF, federais e estaduais, visando intensificar a presença do Estado nas regiões da faixa de fronteira e fortalecer a prevenção, o controle, a fiscalização e a repressão aos delitos transfronteiriços, tais como o tráfico de drogas, armas e munições, bem como os crimes ambientais, contribuindo para promover o bem-estar e o incremento na segurança da população, na fronteira oeste.