FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO
OPERAÇÃO IMPACTO III: FISCALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO
Campo Grande (MS) – O Exército Brasileiro, por meio do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), realizou de 16 de julho a 18 de agosto, a Operação Impacto III, coordenada pela Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC). A operação foi realizada simultaneamente, nas doze regiões militares, abrangendo todo território nacional.
O Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados da 9ª Região Militar (SisFPC/9) empregou um efetivo de 57 fiscais militares, divididos em 15 equipes. No total, foram fiscalizadas 39 entidades de tiro e 38 atiradores, vinculados ao Exército Brasileiro. Ao longo dos mais de 30 dias de operação foram percorridos, aproximadamente, 9 mil km dentro dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e da cidade de Aragarças – GO.
Além das fiscalizações, durante a operação as equipes de militares ofereceram orientações técnicas e realizaram trocas de experiências com os clubes e seus usuários, o que traz fortalecimento às entidades de tiro como parceiras na fiscalização de atividades com Produtos Controlados pelo Exército (PCE).
O objetivo da Impacto III, bem como de outras operações de fiscalização de PCE, visa coibir desvios de armas e munições para atividades ilícitas e garantir que as entidades e os usuários, vinculados ao Exército Brasileiro, estejam seguindo as normas em vigor. O resultado desta edição foi positivo, não resultando em autuações nem apreensões, destacando a eficácia da atuação preventiva e da conscientização durante o ano. Operações como esta impactam, diretamente, na segurança pública nacional, contribuindo para o incremento da segurança e do bem-estar da sociedade brasileira.
Caso haja dúvidas ou interesse em saber como trabalhar legalmente com Produtos Controlados pelo Exército - PCE, entre em contato com o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC/9) através do e-mail atendimento-sfpc@9rm.eb.mil.br ou acesse www.9rm.eb.mil.br/sfpc-9.