Campo Grande (MS) – Ainda com muita emoção, o Dia da Vitória é relembrado pelos militares do Comando Militar do Oeste (CMO). O fato histórico ocorrido em 8 de maio de 1945, foi celebrado na manhã de ontem, dia 7, no Recanto Marupiara no Forte do CMO e, reuniu autoridades civis e militares.
Há exatos 74 anos, relembramos os feitos heroicos dos soldados brasileiros que lutaram durante a Segunda Guerra Mundial, no combate contra as forças do Eixo. Este dia marcou o momento em que o mundo celebrou a rendição incondicional das forças germânicas, assinalando o fim de um dos conflitos mais sangrentos pelo qual passou a humanidade.
Na oportunidade o Subchefe do Estado-Maior do CMO, Coronel Oswaldo Ungaretti Junior, relembrou o trabalho dos Pracinhas, “quero aqui exaltar o esforço desses soldados que estiveram na luta pela liberdade e democracia, muitos retornaram, mas outros por lá deixaram sua vida. Na pessoa do ex-combatente, Agostinho Gonçalves da Mota, parabenizo todos nossos heróis, que lutaram bravamente”, disse o Subchefe.
Em Campo Grande (MS), ainda vivem três ex-combatentes: Agostinho Gonçalves da Mota, Isidoro Teodoro da Silva e Manoel Castro Siqueira, e como forma de homenagem a esses heróis foi exibido um vídeo com a Canção do Expedicionário, momento de muita emoção para o Sr Agostinho.
A historiadora e Diretora Executiva do Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso do Sul, Maria Madalena Dib Mereb Greco, que escreveu o livro “Febianos” Histórias e Recomeços, disse emocionada que nossos Pracinhas nos devolveram à democracia, “quando participo dessas comemorações, relembro a construção da democracia do Brasil, o feito de nossos Pracinhas extrapola as questões históricas. Depois da vitória naquela época, vivemos uma nova era, nossos Pracinhas construíram uma memória de democracia e vitória para o Brasil”, finalizou.
94 anos do ex-combatente
Aproveitando a oportunidade, os militares, familiares e amigos do ex-combatente Agostinho Gonçalves da Mota comemoraram o seu aniversário no Recanto Marupiara, local, onde foi relembrado o Dia da Vitória. Nascido em 08 de maio de 1925, o ex-combatente comemorou 94 anos. “Hoje é um dia especial,e, com isso agradeço a presença de todos que aqui estão. Hoje, restam apenas três ex-combatentes aqui em nosso Estado, e a eles eu dedico esse dia, agradeço imensamente ao CMO pela lembrança”, disse emocionado o ex-combatente.
Alegre e sempre participativo nas solenidades do CMO, o Sr Agostinho é o orgulho de muitos, em especial de sua família, “desde pequena eu o acompanhava nas solenidades, agora parei devido à faculdade mas, ele sempre foi e será meu referencial, vejo nele a paixão pelo Brasil. Faço questão de dizer que sou neta do Sr. Agostinho, o Pracinha que junto com os companheiros lutou pela nossa democracia”, ressaltou a neta, Bianca Oliveira Mota.
Fotos: Sd Fuzaro
Fonte: CMO