Campo Grande (MS) – A 9ª Região Militar, por intermédio do Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC/9), iniciou nesta quarta-feira, 20 de setembro a OPERAÇÃO DÍNAMO V. As fiscalizações serão realizadas em Pessoas Jurídicas que lidam com Produtos Controlados pelo Exército (PCE), com ênfase em explosivos, artigos químicos, armas e munições. As ações contarão com o apoio da Polícia Militar dos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Judiciária Civil, Secretaria de Estados de Fazenda, Bombeiro Militar, Polícia Federal e do Departamento Nacional de Produção Mineral – DNPM.
A operação ocorre nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, com o objetivo de intensificar a fiscalização de todo o ciclo de vida dos materiais explosivos e correlatos. Procedimentos tais como: verificação da documentação; das condições de segurança; do controle da produção e estoque; do armazenamento; da comercialização e transporte bem como da utilização de explosivos, são algumas das ações que serão realizadas, tudo de acordo com as normas em vigor.
O trabalho é um esforço conjunto, objetivando contribuir para a segurança da sociedade, preservação da ordem pública, incolumidade das pessoas e do patrimônio, assim como a prevenção de ilícitos, principalmente com explosivos. A fiscalização poderá se estender a outros Produtos Controlados, de acordo com a necessidade, conveniência e oportunidade verificadas no decorrer da operação.
As atividades conduzidas pelo SFPC têm alcançado importantes resultados, conforme verificados nas Operações Dínamo, em anos anteriores, e nas Operações Rastilho, Azoto, Alta Pressão e Impacto, ocorridas ao longo de 2017. Todo esse empenho é direcionado para combater e prevenir os ilícitos com o uso de explosivos, o que tem incrementado, significativamente, o esforço conjunto em prol da segurança pública.
Mais informações, dúvidas ou interesse em saber como trabalhar legalmente com PCE, entre em contato com o Serviço de Fiscalização de Produtos Controlados (SFPC/9) através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou acesse www.dfpc.eb.mil.com.br.