Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Criado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 20h41 | Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2017, 20h41 | Última atualização em Segunda, 02 de Outubro de 2017, 14h47 | Acessos: 8

9ª RM realiza Simpósio de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio 2017

 


Campo Grande (MS) - Entre os dias 11 a 13 de setembro, foi realizado o Simpósio de Saúde Mental e Prevenção do Suicídio 2017, organizado pela Seção do Serviço de Assistência Social do Comando da 9ª Região Militar (SSAS/9), com a finalidade de comemorar o Setembro Amarelo, possibilitar reflexão a respeito dos efeitos da vida moderna no comportamento humano e estimular o reconhecimento de situações que colocam em risco a própria vida ou a das pessoas que participam do nosso convívio.

 


Em 2015, 788 mil pessoas morreram por suicídio, representando quase 1,5% de todas as mortes do mundo, neste período, figurando entre as 20 maiores causas de óbito. Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a segunda maior causa de morte em 2015. Os levantamentos são considerados atuais.

 


“Um dos focos do nosso Simpósio são os Comandantes de Fração, ou seja, os tenentes e sargentos que têm contato direto com o público que estatisticamente está mais suscetível à prática do suicídio. Depois a psicóloga vai abordar mais sobre isso, mas infelizmente, são os jovens e após os 60 anos também,”, alertou o Comandante da 9ª RM, General de Brigada Carlos Henrique Teche, ao destacar a relevância do tema, as situações de riscos que normalmente os jovens se colocam e a importância da valorização da vida.

 

IMG 0368


No primeiro dia, foi abordado no auditório do Colégio Militar de Campo Grande (CMCG) sobre “Suicídio: avaliação e manejo”, com o palestrante médico psiquiatra, Juberty Antônio de Souza. “Noventa por cento dos suicídios podem ser preveníveis”, destacou o médico ao estimular, nos militares, a percepção de sinais que evidenciam tendências suicidas e promover o desenvolvimento de hábitos que contribuem na manutenção da saúde mental.

 

IMG 0375

 

O palestrante do Batalhão de Operações Policiais Especiais (BOPE), Tenente Coronel da Polícia Militar, Wagner Ferreira da Silva, discorreu sobre “Negociação em caso e tentativa de suicídio”, explicando as técnicas utilizadas para retirar um indivíduo daquela situação crítica e encaminhá-lo ao tratamento adequado, a forma de persuadi-lo sem colocar a própria vida em risco e a consciência de que nem sempre é possível salvar a todos.

 

IMG 0407


Já no auditório do Comando Militar do Oeste (CMO), o psicólogo Robson Jesus Verão abordou sobre “Saúde mental no ambiente de trabalho”, enquanto que a “Importância da espiritualidade como fator de proteção no contexto da saúde mental”, ficou a cargo dos palestrantes: Chefe do Serviço de Assistência Religiosa Regional (SARR), Major James Vasconcellos Mesquita, Capitão Capelão Daniel Francisco de Sousa e do Aspirante Oficial Capelão Rafael Souza Rodriques.

IMG 0416

IMG 0435


“Depressão: o que é e como lidar”, foi o tema da psicóloga Rosângela Garcia e “Recomendações gerais sobre os benefícios da atividade física para a saúde”, foi tratado pelo 1º Ten do CMCG, João Alberto Cardoso Soares de Andrade. Além de abordar sobre tabus, como “Quem quer se matar não fala”, os palestrantes também reconheceram a importância da saúde mental e física como uma necessidade para o bem-estar pessoal, a qualidade de vida, a disposição para o trabalho e o sadio relacionamento com as pessoas.

 

IMG 0472


Setembro Amarelo


Trata-se de uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio, com o objetivo direto de alertar a população a respeito da realidade do suicídio no Brasil, no mundo e suas formas de prevenção. Ocorre no mês de setembro desde de 2015, por meio de identificação de locais públicos e particulares com a cor amarela e ampla informação, além do estímulo da divulgação da causa, vinculado ao dia 10 do mesmo mês, no qual se comemora o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

registrado em:
Fim do conteúdo da página