V Simpósio de Valorização da Vida e Saúde Mental da Família Militar
Campo Grande (MS) - No Dia Mundial da Prevenção ao Suicídio, 10 de setembro, a 9ª Região Militar “Região Mello e Cáceres” por meio da Seção de Assistência Social (SAS/9ªRM), promoveu o V Simpósio de Valorização da Vida e Saúde Mental da Família Militar, em consonância com a Campanha Setembro Amarelo. O evento, realizado no auditório do 9º Grupamento Logístico, contou com a presença do General de Divisão Veterano Sérgio Pedro Coelho Lima, antigo e eterno Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, do Coronel Pedro Alexandre Lessa Varandas, Comandande da 9ª Região Militar, Elementos de Ligação de Assistência Social, Comandantes e Adjuntos de Comando de Organizações Militares da Guarnição de Campo Grande, familiares, e foi transmitido via videoconferência para o mesmo público externo à Guarnição.
A abertura foi conduzida pelo Comandante Militar do Oeste, General de Exército Luiz Fernando Estorilho Baganha. Na sequência, o Chefe da Seção de Assistência Social da 9ª RM, Coronel Anderson Shmidt de Assis, apresentou dados sobre suicídio no Brasil e no Exército Brasileiro, destacando as ações da Diretoria de Assistência ao Pessoal do Exército (DAP), com ênfase no Programa de Valorização da Vida (PVV).
Durante o simpósio, o Tenente Coronel Eric Torrerio de Carvalho Lessa, Chefe da Seção de Assistência Social da DAP, proferiu a palestra “Vencendo o Estigma da Saúde Mental”, ressaltando a importância do tratamento para a saúde mental. A Dra. Letícia de Souza Soares da Rocha, Psiquiatra e Oficial R2, abordou quadros clínicos da “Saúde Mental da Família Militar”, e o Capelão 1º Tenente Nilton de Souza Sales expôs sobre os “Impactos da Espiritualidade no Propósito de Vida, na Saúde Mental e na Família”.
Além disso, a Psicóloga Soraya Cristine de Lima destacou “Os Aspectos Emocionais das Novas Gerações”, observando como tratar de níveis baixos de bem-estar social e emocional. O Major R1 Psiquiatra, Dr. Marcos Estevão dos Santos Moura, falou sobre “O Sofrimento Mental e o Risco de Suicídio”, abordando a identificação de riscos e tratamentos.
Por fim, encerrando a atividade, o Chefe do Estado-Maior da 9ª Região, Conorel Alexandre Nascimento Veiga, entregou o certificado de agradecimento ao 9º Grupamento Logístico, em reconhecimento pelo valioso apoio prestado na realização do evento.