9ª RM - Visita de Auditoria do Centro de Controle Interno do Exército
Campo Grande (MS) - No período de 15 a 16 de maio, a equipe do Centro de Controle Interno do Exército (CCIEx) realizou visita à Seção de Veteranos e Pensionistas da 9ª Região Militar “Região Mello e Cáceres”.
A comitiva teve o objetivo de verificar e analisar diversos processos e procedimentos administrativos na área de pessoal. Dentre os principais pontos estavam os lançamentos dos processos de dano ao erário na área de pessoal, aspecto vital para assegurar a integridade financeira e administrativa da instituição. Além disso, foram analisados os relatórios de crítica de pagamento disponíveis na intranet do Centro de Pagamento do Exército (CPEx), essenciais para garantir a transparência e a precisão nas remunerações dos veteranos e pensionistas.
A sistemática dos trabalhos realizados pelas equipes de pagamento de pessoal também foi foco de atenção, com a finalidade de otimizar os procedimentos internos e garantir a eficiência dos processos administrativos. A verificação de processos passíveis de dano ao erário foi outro ponto importante, visando a identificar e corrigir possíveis irregularidades que possam comprometer os recursos públicos.
Um dos aspectos mais importantes da visita foi apuração de dano ao erário e o controle efetivo das decisões judiciais na área de pessoal. Esse ponto é fundamental para assegurar que todas as decisões judiciais sejam cumpridas de maneira adequada e que os recursos sejam utilizados de forma correta e eficiente.
Além disso, a equipe do CCIEx verificou o cumprimento dos prazos na análise dos atos de pessoal, garantindo que todos os procedimentos estejam sendo realizados dentro dos períodos estipulados, evitando atrasos e prejuízos aos envolvidos. Também, o funcionamento e as atribuições da seção de controle interno foram revisados para assegurar que todas as atividades estejam alinhadas com as diretrizes e normas estabelecidas pelo Exército.
Por fim, a visita buscou reforçar a transparência, a eficiência e a integridade dos processos administrativos da instituição, demonstrando o compromisso com a boa gestão dos recursos públicos e o cumprimento das normas e regulamentações. “O nosso lema é Gestão de Vidas na Fronteira Oeste, ou seja, Cuidar de Pessoas. Por isso, é importante termos em mente a necessidade de servir bem aos que já serviram à nossa instituição”, destacou o Comandante da 9ª RM, Coronel Pedro Alexandre Lessa Varandas.