Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Criado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 19h55 | Publicado: Segunda, 18 de Setembro de 2023, 19h55 | Última atualização em Segunda, 18 de Setembro de 2023, 20h08 | Acessos: 4

Simpósio de Prevenção ao Suicídio destaca o porquê da conscientização


 
Campo Grande (MS) – O Comando da 9ª Região Militar “Região Mello e Cáceres” realizou, no dia 14 de setembro, o Simpósio de Valorização da Vida e Prevenção ao Suicídio 2023, que contou com a participação dos Comandantes de Organizações Militares e Adjuntos de Comando das Organizações Militares da Guarnição de Campo Grande.
 
Além do encontro presencial, houve transmissão via videoconferência para os militares de fora da Guarnição. O Simpósio teve por finalidade conscientizar os militares quanto às medidas a serem tomadas para prevenção ao suicídio. O evento foi promovido em alusão ao Setembro Amarelo, que é uma referência ao dia 10 de setembro, Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.
 


A abertura do Simpósio foi realizada pelo Comandante da 9ª Região Militar, Coronel Pedro Alexandre Lessa Varandas, seguida pelo Chefe da Seção de Assistência Social da 9ª RM, Coronel Gustavo dos Santos Ramos do Carmo, que abordou sobre alguns produtos da Diretoria de Assistência ao Pessoal do Exército (DAP). Logo depois, o Chefe da Inspetoria de Saúde, Coronel Médico Psiquiatra Milton Baptista Pereira Neto, explicou a depressão como doença e que a ausência da serotonina reflete nos sentimentos e no humor.


 
Por sua vez, a Chefe do Ambulatório de Psicologia do Hospital Militar de Área de Campo Grande (MS), Major do Quadro Complementar de Oficiais Psicóloga Dolzani Maidana Gonçalves, abordou o assunto “Crise Suicida”, desde os primórdios da humanidade, até os dias de hoje, revelando como a Saúde Pública lida com isso.
 
“Compreendendo o Estresse no Contexto de Valorização da Vida”, foi o enfoque da Psicóloga Soraya Cristine de Lima. Na ocasião, ela salientou os malefícios e benefícios desse tipo de exaustão e como lidar com o estresse.


 
Já o Capelão do Comando da 9ª RM, 1º Tenente Nilton de Souza Sales, explicou sobre a “Espiritualidade: uma importante aliada na valorização da vida”. Ele encerrou suas palavras com a citação do Neuropsiquiatra Viktor Frankl: “Tudo pode ser tirado de uma pessoa, exceto uma coisa: a liberdade de escolher sua atitude em qualquer circunstância da vida”.  
 
O Major R1 Psiquiatra, Marcos Estevão dos Santos Moura, palestrou sobre o tema “Saúde Mental e Suicídio: Dialogar e Prevenir”, ocasião em que abordou como Ford Mustang 1968 inspirou a campanha de prevenção ao suicídio.



Campanha Setembro Amarelo


Tudo ocorreu por conta do jovem chamado, de Westminster, no Colorado, que era conhecido pela família e pelos amigos como “Mustang Mike. O rapaz era entusiasta, fã do Ford Mustang, comprou o exemplar antes de ter idade para dirigir, fez todo o trabalho de restauração sozinho, e pintou a carroceria de amarelo brilhante.


Dizem que Mike havia terminado com a namorada pouco tempo antes de suicidar-se, em 8 de setembro de 1994. Os pais e amigos dele confeccionaram cartões com fitas amarelas e distribuíram. Semanas depois, os pais começaram a receber ligações, cartas e e-mails de pessoas que haviam recebido o cartão de alguém.


“O jovem tirou a vida na garagem, no próprio carro, por não saber como pedir ajuda, o que é assustadoramente comum em casos de distúrbios mentais, como depressão e ansiedade. Estas doenças afetam o comportamento, a vida das pessoas e de seus familiares. Por isso devemos conscientizar a todos”, concluiu o médico.  

registrado em:
Fim do conteúdo da página